Jacareí escolhe tema da sua 1ª Parada LGBT

Início de noite com muita chuva e um grupo de 35 pessoas reunidas para tomar uma decisão histórica para a cidade de Jacareí: a escolha do tema, do lema e percurso da sua 1ª Parada LGBT.

Reunião para escolha do tema da 1ª Parada LGBT de Jacareí

Reunião para escolha do tema da 1ª Parada LGBT de Jacareí

E começou com o povo chegando aos poucos como é costume no interior, mesmo que em pleno crescimento e desenvolvimento populacional e econômico, há os que gostam de manter a velha tradição de chegar atrasado.

Pouco mais de meia hora depois do horário combinado o presidente da ONG REVIDA, Luiz André Moresi, inicia a reunião, compõe a mesa e faz uma breve apresentação da ONG REVIDA, da agenda de 2010, das parcerias e sobre o objetivo de se ter uma Parada LGBT em Jacareí.

Mesa de abertura da reunião

Mesa de abertura da reunião

Começa a indicação de temas e a criatividade aflora nos participantes. A vontade de escolher um assunto que marque e chame a atenção da sociedade é muito forte. Já no meio da reunião tinha-se claro que a Parada deverá combater o preconceito e a homofobia, meio caminho andado. Era preciso então compor o tema e o lema.

Depois de mais de 20 sugestões diferentes e diversas opiniões, as opções foram se concentrando na necessidade de se ter um tema que provoque nas pessoas da cidade a reflexão sobre o preconceito e a importância de se combater a homofobia.

Então, depois de um gostoso debate de ideias e opiniões, decidiu-se por unanimidade. O tema da 1ª Parada LGBT de Jacareí é “JACAREÍ CONTRA A HOMOFOBIA” e o lema é “CIDADE MODERNA É CIDADE SEM PRECONCEITO”.

Participantes votam no tema da 1ª Parada LGBT de Jacareí

Participantes votam no tema da 1ª Parada LGBT de Jacareí

Depois veio a escolha do percurso e as comissões para a organização da Parada que vai acontecer em 27 de junho de 2010.

Nos últimos nove anos Jacareí cresceu de forma ordenada, está em pleno processo de desenvolvimento econômico, com o aumento significativo de indústrias, do comércio, do setor de serviços. Novas avenidas, nova rodoviária, sonho antigo, empreendimentos imobiliários, nova área verde, o Parque da Cidade e o significativo investimento na qualidade de vida da população. E o sentimento de modernização está latente na opinião dos moradores.

É muito triste uma cidade que cresce e esquece que o preconceito ainda mata muita gente. E que a homofobia contra os LGBT está presente na família, na escola, no mercado de trabalho, nos espaços de convivência e no coração de muitos jacareienses.

Não adianta Jacareí ser moderna se o sentimento preconceituoso ainda remete a séculos passados.

1ª PARADA LGBT DE JACAREÍ E REGIÃO

JACAREÍ CONTRA A HOMOFOBIA

CIDADE MODERNA É CIDADE SEM PRECONCEITO!

Reunião para escolha do tema da 1ª Parada LGBT de Jacareí

Reunião para escolha do tema da 1ª Parada LGBT de Jacareí

5 pensamentos sobre “Jacareí escolhe tema da sua 1ª Parada LGBT

    • Que alegria receber o seu comentário, grande companheiro do Diretório Nacional do PT, Francisco Campos. Com certeza já está na hora de termos nossa 1ª Parada LGBT… lógico que vamos ter que convencer muita gente e conto com seu apoio. Saudações!!!!

  1. Quando fui informado que houve uma reunião no “Real Park Hotel”, de um grupo disposto a escrever história no meio social da cidade com a primeira passeata em defesa da minoria, ocorre em mim sentimentos de euforia e preocupação, comentei com amigos e colegas a respeito da parada, as opniões foram diversas desde deboche ( entre os próprios gays ) e piadinhas entre os héteros. Sempre tive vontade de um dia ver em Jacareí um movimento como esse, a de se dizer que é bonito e “lúcido”, pessoas de cabeça erguida cansada de opressão dizer um basta ao um preconceito bobo e sem fundamento, o valor do ser humano esta no união, no amor e na humildade. Esero que esse evento não se perca como vem acontecendo em outras paradas. seu fundamento é claro: É mostrar para um sociedade e que há nada de errado em amar e ser feliz, ficarei chateado de ver pessoas com idéas contrárias querer ir pra tentar acabar com a festa, esse evento é muito importante!. A realidade é dura e temos de ter a cosnciência que corremos um grande risco de presenciar cenas como consumo de drogas, nudez, roubo, brigas, enfim no meu conceito a parada celebra o fim de uma sociedade homofóbia e mais justa… só que o que vemos por aí ainda é um força negativa que tenta de todas as formas combater esse movimento temo que isso ocorra aqui também. É arriscado mas só sabermos se vai dar certo tentando, então desde de já meus sinceros votos de boa sorte e boas festas…

    1ª PARADA LGBT DE JACAREÍ E REGIÃO

    JACAREÍ CONTRA A HOMOFOBIA

    CIDADE MODERNA É CIDADE SEM PRECONCEITO!

  2. bom dia,
    Vc poderia me passar o nome da banda que foi cantar no final do show Parada Gay em Jacareí, porque achei muito bom, principalmente o cara que fica na percussão.
    Obrigado e fico no aguardo.

    Rejaine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s